03 Dec
03Dec

Os assistentes de voz, como o Alexa, da Amazon, já viraram objeto quase obrigatório nos lares dos fãs de conectividade. Muita gente também já usa essa tecnologia nos smartphones, como a Siri, da Apple, ou o Google Assistant, no Android. E existem até automóveis saindo com assistentes virtuais. A Kawasaki promete trazer essa facilidade para as motos, em breve. Há cerca de quatro anos, a marca anunciou que estudava o uso de Inteligência Artificial (IA) em motos. Com a evolução das tecnologias da informação e do projeto, a Kawasaki revelou recentemente que já tem um assistente de voz pronto para motocicletas.

Em coordenação com um serviço na nuvem, o novo sistema usa um smartphone como intermediário para a comunicação bidirecional entre piloto e motocicleta. A motocicleta buscará informações na internet quando o motociclista precisar saber alguma coisa e responderá verbalmente.

Ativado por voz no capacete, a inteligência artificial poderia, por exemplo, dizer a um motociclista qual a autonomia restante que sua moto tem antes de precisar de mais combustível ou pesquisar padrões de clima e tráfego ao longo de um trajeto. O vídeo de demonstração (abaixo) também revela um novo modo de reprodução da viagem mostrando os dados com um modelo 3D animado.

Segundo a Kawasaki seu projeto de AI já está em fase final de testes com pilotos selecionados no Japão. A boa notícia é que, de acordo com a marca, os sistemas serão compatíveis com várias motocicletas Kawasaki atualmente à venda. Vale destacara que os mais recentes lançamentos da marca, até mesmo aqui no Brasil, trazem como novidade a conectividade. Já imaginou conversar com sua moto? Isso pode acontecer antes mesmo do que imaginávamos.

Fonte: UOL Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2020/12/03/kawasaki-desenvolve-assistente-de-voz-para-motocicletas-conheca.htm


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.